Vereadores 2021-2024

0

ANTÔNIO MARINHO (TONICO MARINHO) – PSB

Biografia: José Antônio Marinho, 61 anos, natural de São Sebastião do Barroso, estado de Minas Gerais, casado com Maria Dileuza Ribeiro da Silva, 03 filhos. Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), está no seu segundo mandado. Sendo 1997-2000 primeiro mandato e 2021-2024 segundo mandato.


ÂNGELA CRISTINA DAMASCENO LIMA (ÂNGELA LIMA) – CIDADANIA

Biografia: Ângela Cristina Damascena Lima, filha de Pedro da Mata Lima e Angelina Damascena Lima, nasceu no dia 11 de Abril de 1975, hoje tenho 48 anos. Meu sonho sempre foi cuidar das pessoas, então resolvi trabalhar na área da saúde, com mais de quinze anos de profissão em técnica em análises Clinicas. Na área da saúde procurei a vida pública hoje sou vereadora do município de Itupiranga e o meu maior objetivo é cuidar do meu povo da minha. Minhas origens sempre foram dessa região, Itupiranga, Lago Vermelho. Meu pai Pedro da Mata tem historias, tem legado dentro do nosso município, contribuindo com os moradores, minha família sempre foi assim, sempre se dispôs em ajudar ao próximo. Sou feliz em ser filha de Itupiranga e nessa terra querida quero mostrar o meu trabalho raízes que não tem como ser arrancada pois a família só cresce com filhos e netos, que Deus nos Abençoe nos proteja e nos guie sempre um grande abraço da Vereadora Ângela Lima.


BELCHIOR CONCEIÇÃO DA SILVA JUNIOR (JUNIOR BELCHIOR) – PL

Biografia: Belchior Conceição da Silva Júnior nascido em Goiânia-GO é filho de Belchior Conceição da Silva e Valdeina Abreu da Silva. Casado, pai de duas filhas, formou-se em Farmacêutico Bioquímico aos 21 anos, iniciado a sua carreira profissional no município de Itupiranga onde sua família já se encontrava residente e instalada comercialmente no ramo farmacêutico. Foi candidato a vereador pela primeira vez em 2016, eleito com a maioria dos votos do seu partido, 485 votos (PMDB) e foi 1º secretario no segundo biênio. Já em seu segundo mandato com expressiva votação de 780 votos (PL), segue atuando com 1º secretario neste segundo biênio, além das suas funções de vereador, nas ações sociais e de saúde, no que sempre se identificou politicamente.


ELTON SOUSA DA SILVA (ELTON DO GALPÃO – PSB

Biografia: Elton Souza da Silva é paraense, nascido em Monte Alegre, é um Itupiranguense por adoção, pois viveu toda a sua vida desde a infância em Itupiranga, adquirindo os mesmos atributos culturais que compõem a sociedade local, é casado e pai de três filhos. Atualmente, com quarenta e dois anos, é Vereador reeleito, em 2016 com 634 votos e em 2021 com 641 votos. Na primeira candidatura em 2012, na qual obteve 454
votos, em razão da legenda ficou como primeiro suplente, mas vindo a assumir a cadeira no parlamento em decorrência da desistência de um dos pares do Legislativo, o vereador Jailton. No exercício do mandato de Vereador pela segunda vez, foi eleito para a Presidência da Câmara para o biênio 2021/2022 e ainda em 2022 foi reconduzido à Presidência para o biênio 2023/2024, se tornando dessa forma o único Vereador a
exercer o mandato como Presidente da Mesa Diretora por duas vezes consecutivas. No processo eleitoral os seus eleitores votaram no Elton do Galpão, nome pelo qual ficou conhecido por ser funcionário público concursado, tendo antes trabalhado como diarista na fábrica de bloquetes da prefeitura, saindo dessa função foi Gari compondo o grupo que cuidava das ruas da cidade, e mais tarde se tornou Chefe dos Garis, e ainda,
posteriormente foi promovido dentro da mesma atividade a Fiscal dos Garis. De todo esse período ligado aos Garis, que eram lotados no Galpão, nome dado ao local onde funcionava o departamento de Infraestrutura do Município, foi criada a identidade popular Elton do Galpão.


EDILSON NASCIMENTO SANTOS – REPUBLICANO

Biografia: Edilson Nascimento Santos, nasceu em 01 de Janeiro de 1976, na cidade de Itupiranga-Pá, filho de Edmilson Guimarães Santos e Onilde Nascimento Santos, casado e pai de 3 meninas e dois meninos, veio de uma família humilde, começou a trabalhar cedo vendendo salgados, geladinho e outros, depois passou a trabalhar com vendas de relógios e logo após voltou para vendas de lanches e abriu sua própria lanchonete. Edilson desde pequeno era conhecido por toda cidade e muito querido pelas pessoas. O desejo pela política começou desde os seus 18 anos de idade, onde participou de um plebiscito tendo a maioria dos votos, porém por alguns motivos não conseguiu ser candidato na época. Ainda aos 18 anos de idade, decidiu ser motorista de transporte de passageiros e começou sua profissão trabalhando como motorista de caminhão famosos “pau de arara”, depois trabalhou em cooperativas e logo após conseguiu fixar na empresa Transbrasiliana, onde trabalhou por mais de 17 anos. Passaram-se os anos mais o desejo pela política ainda continuava, foi então q decidiu ser candidato pela primeira vez no ano de 2012, porém não conseguiu ser eleito, em 2016 tentou novamente também não sendo eleito, em 2020 foi candidato ao cargo de vereador pela 3ª vez sendo então ELEITO. Edilson também já foi diretor de transporte escolar e secretário de obras do município. Hoje atuando como vereador o mesmo tem muita responsabilidade com sua função e principalmente muita gratidão a toda população por ter confiado no seu trabalho.


EVALDO PIMENTEL DA SILVA (NEGÃO DA LEOLAR) – DEM

Biografia: Evaldo Pimentel da silva, nascido em Itupiranga no dia 26 de novembro ano de 1972. Filho de Eduardo vieira da silva e Maria Madalena Rodrigues Pimentel trabalhou na Leolar por 10 anos por isso o apelido de Negão da Leolar, técnico em ciências humanas, e formação acadêmica em Gestão Publica, pela Unopar, concorreu 05 eleições como candidato ao cargo de vereador, antes de ganhar a eleição de 2020/2024 trabalhava como vendedor de Carajás da Sorte e depois com consignados. Projetos aprovados: Câmeras de monitoramento na Orla de Itupiranga; Urbanização e revitalização do Calçadão da 14 de julho; Revitalização da Praça de Alimentação no Bairro Mutirão; Praça de Alimentação no centro da cidade antiga torre, foi aprovado aguardando o prefeito executar; Projeto da pracinha da Agrovila; Projeto do Espaço Cultural cajazeiras; Campo de Futebol em cajazeiras; Projeto que organiza os horários de carga e descarga no município de Itupiranga.


ERICK ALVES DA SILVA (PROF. ERICK ALVES) – REPUBLICANO

Biografia: Erick Alves da Silva, nascido no dia 20 de Fevereiro de 1985 na cidade de Guarulhos São Paulo. Filho de Antônio Alves da Silva e Luciene Alves dos Santos. Cristão, membro da Assembleia de Deus na Vila São Sebastião aonde exerce a função de Presbítero da Igreja. Casado com Adelaine dos Santos Oliveira e pai de Artur Santos da Silva, Thais Santos da Silva e Ester Oliveira da Silva. Saiu do Estado de São Paulo para o estado do Pará, especificamente no município de Itupiranga aos 05 anos de idade, desde então mora na zona rural deste município. Estudou o ensino fundamental I e II na Escola Vinícius de Moraes, na Vila São Sebastião e também o ensino médio na modalidade SOME. Fez a Graduação em Pedagogia pela FACIBRA. Também se graduou em Biologia pela UFPA. Pós-graduado em Gestão e Coordenação Escolar e também em Educação do Campo. Foi escriturário, Professor, coordenador e diretor da Escola Vinícius de Moraes. Em 2012 concorreu ao cargo eletivo de Vereador pelo Município chegando ficar como suplente com 320 votos. Não concorreu as eleições municipais em 2016 e em 2020 concorreu mais uma vez e foi eleito pelo partido Republicanos com 512 votos. Hoje como vereador é autor de vários projetos. É presidente da Comissão de educação, e membro da comissão de Ética e Decoro Parlamentar e da comissão Mineração Indústria e Comércio.


JAIRO GONÇALVES JADJISKI – PSDB

Biografia: Jairo Gonçalves Jadjisk nascido em 30/06/1985. Filho de pai capixaba e mãe goiana nasceu e cresceu no município de Itupiranga aonde reside até hoje, desde cedo aprendeu a trabalhar e tornar sua vida independente, pecuarista entrou na política nos ano 2000 aonde se tornou vereador em 2008 pela primeira vez com um total de 647 votos. Hoje já está no seu quarto mandato consecutivo, aonde pretende crescer cada vez na política e na vida, trazendo sempre o melhor que estiver a seu alcance pra ajudar cada vez o município.


KAIRO RODRIGO VIEIRA PAIANO (KAIRO DO POVÃO) – MDB

Biografia: Kairo Rodrigo Paiano, nascido em 22 de maio de 1977, natural de Itupiranga, funcionário público municipal concursado. No seu primeiro mandato foi eleito Vereador para legislar 2017/2020 com 542 votos, seu segundo mandato foi eleito vereador para legislar 2021/2024 com 714 votos tem se empenhado em ajudar Itupiranga por meio de sua atividade legislativa. Tem buscado incansavelmente recursos junto às esferas estaduais e municipais, conquistando várias emendas parlamentares. Kairo conta com apoio de Deputados e Senadores, que se colocaram à disposição para ajudar a trazer recursos adicionais para beneficiar Itupiranga. O vereador acredita que Deus é o guia do seu mandato, pois tem prestado diversos serviços à comunidade nos dias de hoje, com muitas bençãos.


MÁRCIA FREIRE DE LIMA CUNHA (MÁRCIA CUNHA) – PSD

Biografia: Márcia Freire de Lima Cunha nasceu em Belém, capital do Estado do Pará, em 06 de Janeiro de 1968. Descendente de família Paraense. Filha de Raimunda Freire de Lima e Raimundo de Jesus Azevedo Lima (In Memorian). Religião: Católica. Casada com o Empresário Elias Cunha, mãe de Felipe Lima Cunha, Fábio Lima Cunha e Fabiano Lima Cunha, avó de Sophia Antonella, Louise Maria, Maria Laura e Elias Felipe. Formada em Direito pela FACIMP- Faculdade de Imperatriz. Iniciou sua vida política no ano de 2000 no Município de Vila Nova dos Martírios-MA, onde concorreu e foi eleita Vereadora por dois Mandatos consecutivos, 2001/2004 (PSD) e 2005/2008 (MDB). Em seguida mudou-se com a família para Itupiranga, onde juntamente com seu marido estabeleceu-se como Empresária. Nas eleições de 2016 candidatou-se ao cargo de vereadora em Itupiranga, ficando como 1ª suplente, inclusive nenhuma mulher foi eleita nesta eleição. Mas, não desistiu da sua luta por Políticas Públicas, em geral voltadas para a saúde e o social, principalmente na defesa das MULHERES. Ajudou a criar o Grupo das MULHERES EM AÇÃO, grupo este que foi referência em Ações Sociais, foi Diretora do Departamento da Mulher no Governo do Prefeito José Milesi, onde implantaram diversos cursos e projetos, empoderando as mulheres e criando oportunidades de trabalho e renda. Em 2020, mais uma vez disputou as eleições em Itupiranga, foi eleita Vereadora pelo PSD, mandato em que está em exercício, compõe a Mesa Diretora da Câmara Municipal como 2ª Secretária e foi eleita em 2023 Presidente da Comissão de Orçamento, eleita 1º Membro da Comissão de Saúde e eleita 2º Membro da Comissão de Desenvolvimento. Autora de diversos Projetos de Leis, em destaque: Projeto de Lei Nº 12/2021 que criou o Conselho da Mulher de Itupiranga; Autoria da Resolução 001/2023 de Implantação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Itupiranga.


RARISON MARCONE SANTOS GOMES (PASTOR RARISON) -PDT

Biografia: Rarison Marcone Santos Gomes nasceu em 24/05/1991 em Itupiranga-Pá, filho da professora Mara Rúbia chaves dos Santos, casado com Vitória Gomes e pai de Cassiane Mércia dos Santos; Pastor credenciado pela Igreja do Evangelho Quadrangular no Pará. Atualmente Pr titular na congregação do Bairro Mutirão nesta cidade, e Com Apenas dois anos e meio de mandato na cidade de Itupiranga-PA, o Nobre vereador tem prestado um serviços relevantes perante a população. Representatividade pela primeira vez na história de Itupiranga um Pr credenciado atuando como vereador.

PROJETOS SOCIAIS
A ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA IPÊ
Projeto que abrange hoje 04 modalidades; atletismo, basquete, Vôlei e futebol campo que tem como incluídos aproximadamente 400 (crianças, adolescentes e jovens) projeto este que está como utilidade pública no município.
PROJETO 100% LIBERDADE
Como coordenador tem como objetivo levar o evangelho no cárcere tem o objetivo de vidas transformadas e uma ressocialização devolver as famílias homens de mulheres com uma visão diferente da vida, com o apoio da SEAAP.
COMPETIÇÃO DE BASE AMAZÔNIA CUP
Evento este realizado no mês de Julho em Itupiranga com várias escolinhas das cidades vizinhas.


WAGNO DA SILVA GODOI (WAGNER GODOY) -PSD

Biografia: Wagno da Silva Godoy, nascido em 1990, na cidade de Itupiranga, no estado do Pará, filho da dona Edileuza Godoi e do senhor Malaquias Godoi. Cristão, congrega na Assembleia de Deus em Itupiranga-Pará, casado com Nanyaria Godoy e pai de duas meninas: Manu e Malu. Possui formação em Pedagogia e Políticas Públicas. Ainda jovem conquistou seu espaço na Escola Estadual Albertina Barreiros como líder estudantil. Logo ao sair da escola conquistou seu primeiro mandato ao cargo de Vereador no município de Itupiranga no ano de 2008. Considerado o vereador mais novo do estado do Pará e o segundo mais novo do Brasil, está no seu 4° mandato seguido e com um número de votos crescentes a cada eleição, sendo a primeira em 2008 com 484 votos, a segunda em 2012 com 538 votos, a terceira em 2016 com 773 votos e a quarta em 2020 com 1.081 votos, conquistando novamente o posto de vereador mais bem votado da história de Itupiranga. Wagno Godoy é membro da Comissão de Educação, já foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça, presidente da Comissão de educação, Vice-presidente da Câmara de vereadores e o primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Itupiranga. O vereador vem se destacando no cenário político de Itupiranga e região como uma das grandes lideranças do Sul e Sudeste Paraense, protagonizando políticas públicas para o município e diversos projetos nos quais são plausíveis pela população Itupiranguense que acompanham e compreendem a importância do mandato FÉ E TRABALHO do vereador Wagno Godoy.


WOSHINGTON ARAÚJO SOUSA (MARCONE FERRAÇO) – PDT

Biografia: Woshington Araújo Sousa, popularmente conhecido como Marcone Ferraço, é paraense natural de Pacajá, nascido no dia 18 de julho de 1983. Filho de seu Humberto e dona Eunice (In memoriam), ambos lavradores, aprendeu desde cedo, junto com seus seis irmãos, o trabalho duro na roça. Nascido em família humilde, passou por muitas dificuldades na infância e adolescência, tendo inclusive que ser vaqueiro para ajudar no sustento de casa. Motorista por opção, também trabalhou como lavrador, moto taxista e vendedor. Sua trajetória acadêmica foi difícil. Iniciou seus estudos do Ensino Fundamental na EMEF Carlos Mariguella, escola de Assentamento na Zona Rural de Marabá, em que as condições não eram favoráveis, tanto estruturalmente quanto de recursos humanos e pedagógicos. Veio a cursar e concluir o Ensino Médio após os seus trinta anos de idade. Em seu primeiro relacionamento, foi pai de Riquelme aos 24 anos de idade. Em 2011, casou-se com a professora Jackeline Cavalcante e com ela teve o seu segundo filho Mateus, de 9 anos de idade. Com o trabalho de motorista do transporte alternativo de passageiros, na Zona Rural de Itupiranga, conseguiu criar laços de amizade e ser eleito vereador, com 422 votos, na sua segunda disputa nas eleições municipais. Trabalhou como motorista de aplicativo Uber, na cidade de Marabá. No seu primeiro mandato no legislativo, de Marcone Ferraço foi Presidente da Comissão de Terras, Obras e Serviços Públicos e Membro da Comissão de Esporte e Lazer e da Comissão de Pesca. Hoje o vereador Marcone Ferraço não mede esforços na busca de melhorias para a população do município, visando sempre o melhor para povo Itupiranguense.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade