A Câmara Municipal de Itupiranga retoma as atividades nesta terça-feira, dia 28 de fevereiro, após o recesso parlamentar. Além das sessões legislativas, as audiências públicas das comissões permanentes também voltam a ser realizadas. As sessões da Câmara Municipal de Itupiranga acontecem todas as terças-feiras, a partir das 10h00, os cidadãos podem acompanhar os trabalhos legislativos presencialmente ou através dos canais de comunicação, onde as sessões são transmitidas ao vivo.

O recesso parlamentar é previsto no Regimento Interno do município. É um período em que as sessões da Câmara Municipal não acontecem, porém as atividades burocráticas e administrativas continuaram funcionando normalmente.

É no recesso que os vereadores aproveitam boa parte do tempo disponível para visitar as Vilas e Distritos do município para ouvir as comunidades.

A sessão de hoje contou com as presenças dos vereadores presidente Elton do Galpão (Elton do Galpão), vice-presidente Evaldo Pimentel (Negão da Leolar), 1º secretário Junior Belchior, 2º secretária Márcia Cunha, Erick Alves, Marcone Ferraço, Wagno Godoy, Pastor Rarison, Edilson Santos, Angela Lima, Kairo Paiano, Tonico Marinho e Jairo Jadjiski.

TRIBUNA

VEREADORA

VEREADORA ANGELA LIMA

A vereadora Angela Lima abriu seu pronunciamento agradecendo Deus pela oportunidade de retornar a casa de leis após o recesso em que ela não parou de trabalhar em prol da população de Itupiranga, período segundo a parlamentar que aproveitou para visitar várias regiões e acompanhar o andamento de várias obras no município.

Em seguida a vereadora apresentou de defendeu o requerimento de sua autoria.

Requerimento 016/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente á Secretaria de Infraestrutura, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente á Secretaria de Infraestrutura, que seja feita a recuperação das estradas e Vicinais do KM 92, Jovemcrelândia, KM 80 (Estrada Velha), Coco VI, Coco II, São Brás I, São Brás II, Vila Sapeca e PA Mamuí.

Ainda na defesa do seu requerimento, Angela Lima pediu um olhar especial ao Secretário de Infraestrutura, pois muitos alunos estão perdendo aulas devido às condições das estradas que hora impede o transporte escolar de fazer os trajetos.

VEREADOR

KAIRO PAIANO

O vereador Kairo Paiano (Kairon do Povão), agradeceu a Deus por estar de volta ao parlamento e fez um breve relato de suas atividades durante o recesso, onde visitou várias comunidades e ouviu o clamor do povo.

O parlamentar falou sobre o preço da carne, que segundo ele, os açougues e supermercados de Itupiranga vêm praticando preços abusivos, tendo em vista que, o preço do quilo do boi vivo baixou significativamente e, no entanto, os açougues e supermercados não reduziram o preço da carne para o consumidor.

Ainda de acordo com o vereador Kairon, é hora de a Câmara tomar providências, convocando donos de açougues, supermercados e até mesmo o Ministério Publico para encontrar uma saída e resolver de vez o problema.

VEREADOR

ERICK ALVES

O vereador abriu seu breve pronunciamento agradecendo a Deus por voltar à casa de leis após o recesso, recesso esse que paralisa apenas as sessões, no entanto, os trabalhos externos dos parlamentares não param.

O parlamentar fez um balaço do seu trabalho durante o recesso, de acordo com o vereador foram várias visitas nas comunidades o que resultou em muitas cobranças ao executivo municipal no período de recesso.

VEREADOR

TONICO MARINHO

O vereador Antonio Marinho (Tonico Marinho) saudou os pares em nome do vereador Pastor Rarison e em nome do senhor Walci, saudou todos os presentes. Seguindo, o parlamentar agradeceu a Deus pela oportunidade de iniciar mais um ano legislativo.

O parlamentar parabenizou o secretário de agricultura e o secretário de Meio Ambiente pela criação da comissão de regularização ambiental e rural no município.

Ainda na tribuna Tonico Marinho agradeceu o secretário de Educação por disponibilizar um ônibus para levar e trazer os alunos que cursam técnico agrícola em Marabá.

Ainda segundo o vereador, o ex-deputado Cássio Andrade que ainda tem direito a emendas do exercício anterior disponibilizou recursos na ordem de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) para reconstrução da Secretaria de Promoção Social.

Tonico Marinho encerrou seu pronunciamento comunicado ao presidente e aos pares, que viaja para Belém onde terá audiência com o secretário de esporte e lazer Cássio Andrade e com o deputado Fabio Figueira.

VEREADOR

JAIRO JADJISKI

O vereador Jairo Jadjiski iniciou seu tempo regimental na tribuna dizendo que gostaria de começar o ano legislativo elogiando o prefeito municipal, segundo o vereador, isso é impossível, pois quando olha as ruas esburacadas, estradas intrafegáveis, alunos andando a pé para chegar as escolas e postos de saúde fechados para economizar dinheiro, dentre outros descasos para com o município, fica difícil elogiar o prefeito e seus respectivos secretários.

Ainda de acordo com o vereador Jairo, parlamentar nenhum pode fazer compromissos com o prefeito ou com seus secretários, se fizer vai passar vergonha, pois o prefeito e seu secretariado não cumprem com o que é acordado.

Para finalizar, o parlamentar cobrou junto com os moradores do PA Água da Saúde o retorno imediato do transporte escolar naquela comunidade onde crianças sofrem subindo e descendo ladeiras a pé para assistir aulas, enquanto isso segundo o parlamentar, o prefeito Benjamin Tasca e o secretário de educação anda em caminhonetes de luxo custeadas com o dinheiro publico.

VEREADOR

MARCONE FERRAÇO

O vereador Marcone Ferraço abriu seu pronunciamento saudando os visitantes em nome dos professores presentes e todos os vereadores.

Prosseguindo, Marcone Ferraço afirmou que o parlamento é um órgão fiscalizador e nada mais que justo o vereador fiscalizar o executivo, pra isso é que são bem remunerados.

O parlamentar parabenizou o vereador Jairo Jadjiski pelo brilhante pronunciamento feito hoje na tribuna, de acordo com Marcone Ferraço, o povo precisa saber a verdade, afinal, todos que estão exercendo cargos públicos são servidores do povo, pois o povo em que paga seus respectivos salários.

Marcone Ferraço afirmou que quando o secretário de saúde era o Wanderil Lima, a taca comia na tribuna, agora mudou e o secretário não atende ligação dos vereadores, não é só um secretário e sim, todos os secretários.

O parlamentar lembrou-se da situação vergonhosa que se encontra o Bairro Primavera, abandonado pela gestão do municipal.

O parlamentar encerrou o seu pronunciamento afirmando que assim como a maior parte dos vereadores e da população, ele também repugna e se sente indignado com a forma que o prefeito Benjamin Tasca e seus secretários conduzem o município de Itupiranga.

VEREADOR

EDILSON SANTOS

O vereador abriu seu pronunciamento agradecendo a Deus pela oportunidade. Em nome do vereador Junior Belchior saudou todos os parlamentares, em nome do pastor Jesiel e Pastor Davi, ex-vereador Silvio Costa agradeceu todos da plenária.

O vereador Edilson Santos solicitou ao secretário de Infraestrutura a recuperação imediata da vicinal Monte Castelo e Piçarreira.

O parlamentar disse concordar com o vereador Kairo no que se refere ao preço abusivo da carne bovina cobrado pelos açougues e supermercados.

Edilson Santos parabenizou o ex-secretário de Saúde Wanderil Lima pelos relevantes trabalhos prestados à frente da pasta da saúde e desejou sucesso agora como secretário de Agricultura.

Edilson Santos aproveitou para cobrar do atual secretário de saúde Dr. Helder Cruz a reabertura dos postos de saúde que se encontram fechados com a justificativa de fazer economia.

Para finalizar o seu pronunciamento, o parlamentar apresentou e defendeu os requerimentos de sua autoria.

Requerimento 013/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente á Secretaria de Infraestrutura, a recuperação da iluminação publica do PA Vila Rica no Complexo Hidroservice.

Requerimento 014/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente a Secretaria de Infraestrutura, que seja feita a recuperação no PA Lastância da estrada do Feijão Queimado no sentido Vila Ipiranga, Vila Seca, Vila Fuscão até o KM 27 da Transamazônica.

VEREADORA 2º SECRETÁRIA

MARCIA CUNHA

A parlamentar abriu seu tempo regimental na tribuna saudando os vereadores e o publico presente, em seguida a vereadora Márcia Cunha defendeu os requerimentos de sua autoria.

Requerimento 001/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente á Secretaria de Saúde, a construção e implantação de um Posto de Saúde no KM 95 da Estrada Velha.

Requerimento 002/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente a Secretaria de Infraestrutura, a cobertura da feirinha popular de Itupiranga.

Requerimento 003/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente á Secretaria de Saúde, para que seja adquirido e colocado ventiladores e balança de pesagem de crianças e recém-nascidos na Unidade de Saúde Ipê.

Requerimento 015/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente á Secretaria de Infraestrutura, para que seja a pavimentação asfáltica na Travessa Castanheira com Avenida Brasil.

Requerimento 017/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente á Procuradoria do Município que entre com processo de reintegração do território do município de Itupiranga que foi transferido de forma irregular ao município de Novo Repartimento no mandato de ex-prefeito Floriano Lima.

VEREADOR VICE-PRESIDENTE

EVALDO PIMENTEL (NEGÃO DA LEOLAR)

O vice-presidente Evaldo Pimentel (Negão da Leolar), Parabenizou o vereador Jairo Jadjiski pelo pronunciamento que fez denunciando os descasos do prefeito Benjamin Tasca e seu secretariado para com o município de Itupiranga.

Continuando o seu pronunciamento, Negão da Leolar comunicou aos pares que tem recebido muitas denuncias e que irá ingressar com uma ação no Ministério Publico para apurar supostas fraudes no Seletivo.

O parlamentar apontou diversos problemas que aflige o município de Itupiranga, em seguida defendeu os requerimentos de sua autoria.

Requerimento 011/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente á Secretaria de Saúde a reabertura dos Postos de Saúde do Distrito Agrovila e dos Bairros, Novo e Vitória, que foram fechados pelo perfeito Benjamin Tasca com a justificativa de economizar dinheiro. O vice-presidente afirmou que o prefeito quando adoece embarca em um avião e vai se tratar nos melhores hospitais do sul e sudeste do país, já a população da Agrovila, e dos Bairros, Novo e Vitoria assim como a maioria da população não tem condições de pagar pelo tratamento em Hospitais e Clinicas particular.

Requerimento 012/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente á Secretaria de Saúde que seja providenciado com urgência o retorno dos médicos e a reposição dos medicamentos da Unidade de Saúde do Distrito de Cajazeiras, haja vista que, a Unidade de Saúde de Cajazeiras atende toda uma região, fato que mostrar a ingerência, a incompetência e o descaso do prefeito municipal com a saúde do município de Itupiranga.

Finalizando o seu pronunciamento, o vereador Negão da Leolar afirmou que vêm mais denuncias pesadas contra a administração do prefeito Benjamin Tasca, e que daqui pra frente vai ser, denuncia na tribuna e no Ministério Publico.

VEREADOR 1º SECRETÁRIO

JUNIOR BELCHIOR

O vereador Junior Belchior abriu seu pronunciamento saudando os vereadores e o publico presentes na galeria em nome do Pastor Jesiel Moura.

O vereador Junior Belchior em seu pronunciamento disse que, se o prefeito ou secretário de Infraestrutura não cumpre com as promessas, melhor seria falar a verdade e não continuar com mentiras orquestradas enganando o povo do município. Aproveitando o momento Junior Belchior apresentou e defendeu os seguintes requerimentos.

Requerimento 008/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente á Secretaria Municipal de Infraestrutura, que seja feita a recuperação das pontes da Aldeia Ororobá, localizada no Distrito de Cruzeiro do Sul.

Requerimento 009/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente á Secretaria de Infraestrutura que seja feita a recuperação das estradas e vicinais que liga as regiões da Boa Esperança/Coco 4/Coco 3/Mangueira/São Sebastião/Viana/ Palmeiras e Coco 2.

O parlamentar encerrou seu tempo regimental, denunciando a situação vergonhosa em que se encontra a saúde no município de Itupiranga, com isso, Junior Belchior apresentou e defendeu o requerimento de sua autoria.

Requerimento 010/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente á Secretaria de Saúde, para que seja feita e encaminhada ao seu gabinete a relação de todas as cirurgias eletivas de urgência, assim como o comprovante de pagamento a empresa prestadora de serviço durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2022 e Janeiro de 2023.

VEREADOR PRESIDENTE

ELTON DO GALPÃO

O presidente Elton do Galpão abriu seu tempo na tribuna agradecendo todos os presentes na galeria, em seguida agradeceu os parlamentares por ter permitido a ele o segundo mandato de presidente para o segundo biênio e desejou um ótimo retorno a todos (as).

Para o presidente, os discursos e debates inflamados que acontecem no parlamento municipal, é fruto da democracia.

Prosseguindo, o presidente falou da alegria de junto com o vereador Junior Belchior ter sido convidado e recebido em audiência na ultima quinta feira pelo deputado estadual Erick Monteiro e pela deputada federal Dra. Alessandra Haber. Em pauta, emendas e projetos que venha beneficiar o município de Itupiranga.

O presidente falou do abandono da Vila Tauiri por parte do prefeito municipal, onde o mato tomou conta das ruas.

Elton do Galpão também denunciou as mazelas da gestão do prefeito, ex-secretário e do atual secretário de saúde para com a saúde do município.

Ainda de acordo com o presidente, a situação da saúde no município de Itupiranga é caótica, Postos de Saúde fechados, UPA faltando até papel higiênico para servidores e usuário daquela que é a principal unidade de saúde do município depois do inicio da reforma e ampliação do HMI.

Ainda segundo o presidente, são dois anos da atual gestão, por isso não cabe buscar culpados ou jogar pra cima da administração passada, pois essas desculpas já não colam mais.

O presidente finalizou o seu pronunciamento apresentando os seguintes requerimentos.

Requerimento 001/2023, que dispõe sobre a concessão de Titulo de Cidadão de Itupiranga ao Dr. Timóteo de Oliveira Soares, delegado de Polícia Civil pelos relevantes serviços prestados ao município de Itupiranga.

Requerimento 002/2023, que dispõe sobre a concessão de Titulo de Cidadã de Itupiranga à Dra. Alessandra Rocha da Silva Souza, Juíza Titular da Comarca de Itupiranga pelos relevantes serviços prestados ao município.

Requerimento 004/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente a Secretaria de Infraestrutura, que seja providenciado a reforma da ponte localizada na Rua Ferro Lack no Distrito de Cajazeiras.

Requerimento 005/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente á Secretaria de Infraestrutura, para que seja providenciada a limpeza das Ruas da Vila Tauiri e a recuperação das estradas que dão acessos à mesma Vila.

Requerimento 006/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente á Secretaria de Infraestrutura e Educação, que seja providenciado com urgência o encascalhamento das ladeiras do Complexo Hidroservice e a reposição das linhas do transporte escolar em todo o Complexo Hidroservice.

Requerimento 007/2023, que requer ao Poder Executivo Municipal e posteriormente a Secretaria de Infraestrutura, a recuperação da Ponte localizada na Vicinal do Ricardo.

ASCOM/CMI

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade