A primeira sessão do segundo semestre de 2023, foi realizada hoje, 1º de agosto, iniciada às 09:30 min. e contou com as presenças dos seguintes vereadores; Presidente Elton Sousa (Elton do Galpão), Junior Belchior, Márcia Cunha, Kairo Rodrigo (Kairon do Povão), Wagno Godoy, Pastor Rarison, Marcone Ferraço, Edilson Santos e Tonico Marinho.

Ausentes com justificativa; Evaldo Pimentel cumprindo agenda em Belém, Jairo Jadjiski e Angela Lima cumprindo agenda no interior do município.

Após a constatar quórum, foi feita a leitura da ata da sessão anterior e a leitura da pauta do dia para discussão e aprovação.

APRESENTAÇÃO E DEFESA DE REQUERIMENTOS

Márcia Cunha

A vereadora Marcia Cunha abriu o seu pronunciamento saudando todos os vereadores e os presentes na galeria em nome do vereador Erick Alves. Em seguida a parlamentar apresentou dados municipal e nacional da violência contra a mulher, ainda abordando o assunto Marcia Cunha ressaltou a importância do mês de agosto para Campanha Agosto Lilás que visa combater a violência contra a mulher.

Após apresentar dados sobre a violência contra a mulher a vereadora apresentou e defendeu os requerimentos de sua autoria.

Requerimento 104/2023, que requer do Poder Executivo Municipal e a Secretária de Educação, para que sejam incluídas na grade curricular as disciplinas de noções básicas da lei Maria da Penha, empreendedorismo e educação financeira.

Requerimento 15/2023, que requer do Poder Executivo Municipal a implantação do Centro de Referencia à Mulher e da casa abrigo.

Requerimento 106/2023, que requer do Poder Executivo Municipal a implantação da Secretaria da Mulher no município de Itupiranga.

Finalizando, a parlamentar reforçou a importância da Campanha Agosto Lilás.

Junior Belchior

Agradeceu a Deus pela oportunidade de voltar à tribuna do parlamento após um mês de recesso legislativo. Belchior agradeceu a presença dos vereadores, servidores da casa, imprensa e representantes da sociedade organizada.

Parabenizou o secretário Paulo Barros que apesar das dificuldades tem feito um excelente trabalho a frente da pasta.

Sobre a secretaria de saúde, o vereador Junior Belchior disse que mesmo com a mudança de secretário a pasta precisa da uma repaginada e cobrou especialidades nos atendimentos médico. Ainda falando sobre a secretaria de saúde, Junior Belchior cobrou a presença do titular da pasta no município e acesso ao secretário com quem ninguém consegue falar, nem com o secretário e nem com o secretário adjunto. “Se eu que sou vereador não consigo falar, imagina o cidadão comum”. Disse o parlamentar. Por telefone.

Finalizando, Junior Belchior apresentou e defendeu o requerimento 107/2023 de sua autoria, que requer do Poder Legislativo a realização de sessões itinerantes no Distrito de Cruzeiro do Sul e São Sebastião.

O vereador Evaldo Pimentel (Negão da Leolar), que não participou da sessão por motivo justificado, devido compromisso de ultima hora na capital de estado, apresentou o requerimento 103/2023, que requer do Poder Executivo, solicitação para que seja encaminhado ao gabinete do Vice-presidentes da Câmara Municipal de Itupiranga, Evaldo Pimentel Silva, os comprovantes (extratos bancários) de todos os pagamentos da Prefeitura Municipal de Itupiranga e secretarias municipais de Educação, Saúde e Promoção Social (Fundos Municipais) para empresa Leonardo F. de Brito Publicidade, referente à Janeiro de 2021 até os dias atuais.

REQUERIMENTO DE AUTORIA DO PODER EXECUTIVO

Através do oficio 040/2023, o Departamento de Ordenamento Territorial encaminhou dois requerimentos de Títulos Definitivos em área urbana para analise e possível aprovação do Poder Legislativo.

Ainda na sessão, os vereadores, PASTOR RARISON, WAGNO GODOY, ERICK ALVES, KAIRO RODRIGO, MARCONE FERRAÇO, TONICO MARINHA, E EDILSON SANTOS, usaram a tribuna e fizeram um breve relato das atividades realizadas durante o período de recesso.

Presidente Elton Sousa (Elton do Galpão)

Finalizando a sessão, o presidente Elton Sousa (Elton do Galpão), saudou os presentes e os vereadores em nome da vereadora Márcia Cunha.

Continuando o seu pronunciamento o presidente que ouviu atentamente todos os vereadores, disse que não adianta o prefeito ter cinco mandatos, não adianta cortar gasto para investir na educação ou na saúde, não adianta o prefeito dormir tarde e acordar cedo se um ou dois secretários não recebe os vereadores e se quer atende telefone quando procurados por vereadores para resolver problemas do município.

Sobre a CPI da HIDROFORTE, o presidente afirmou que a comissão formada pelos vereadores Edilson Santos na presidência, Junior Belchior na relatoria e Pastor Rarison como membro, inicia hoje os trabalhos, convocando algumas pessoas e solicitando documentos, tanto da empresa, quanto da prefeitura, para que no prazo de sessenta dias apresente o relatório final.  “Doa a que doer e aqueles que estiverem devendo que pague.” Finalizou o presidente.

Encerrada a participação dos vereadores na tribuna, o presidente Elton Sousa (Elton do Galpão) colocou em votação os requerimentos apresentados, todos votados foram votados e aprovados por unanimidade.

ASCOM/CMI

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade