A Câmara Municipal de Itupiranga realizou na manhã dessa terça feira 24 de outubro mais uma sessão ordinária que teve inicio as 09h30min, com a presença dos seguintes vereadores; Presidente Elton Sousa, Vice-presidente Evaldo Pimentel, Primeiro Secretário Junior Belchior, Kairo Rodrigo, Marcone Ferraço, Erick Alves, Pastor Rarison, Tonico Marinho, Edilson Santos e Angela Lima.

Ausente com justificativa os vereadores: Wagno Godoy, Márcia Cunha e Jairo Jadjiski.

Após a leitura e aprovação da ata da sessão anterior, foi feita a leitura da ordem do dia, em seguida o presidente concedeu à palavra aos inscritos para uso da tribuna na seguinte ordem.

TRIBUNA

PASTOR RARISON

Abriu o seu tempo regimental na Tribuna da Câmara saudando o vereador Marcone Ferraço, em seguida apresentou uma nota de repudio contra a empresa EQUATORIAL pelos péssimos serviços prestados ao município de Itupiranga.

O vereador falou de sua ida a Belém onde participou de audiências com o Pastor Josué Bengston e com o Deputado Martinho Carmona, onde teve a oportunidade de cobrar junto ao Deputado emendas para o município de Itupiranga.

O Pastor Rarison aproveitou o seu tempo regimental na tribuna para parabenizar os atletas de Itupiranga pela brilhante participação na Corrida do Círio.

Para finalizar o seu pronunciamento, Pastor Rarison apresentou e defendeu o requerimento Nº 142/2023, que requer do Poder Executivo e da Secretaria de Infraestrutura a reforma do Parquinho da Orla de Itupiranga.

KAIRON DO POVÃO

O vereador Kairo Rodrigo iniciou a sua participação na tribuna relatando que esteve na Vila Panelinha onde foi cobrado pela população sobre uma ambulância para atender a comunidade, Kairon do Povão afirmou que conseguiu R$. 1.140.000.00 (um milhão e cento e quarenta mil reais) para aquisição de ambulâncias e sugeriu ao prefeito que compre a ambulância para Vila Panelinha.

O vereador disse que outro dia quase foi agredido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por estar defendendo o direito do povo de Itupiranga. Para Kairo Rodrigo, se isso acontece com ele que é eleito para fiscalizar, imagine com o cidadão comum que procura atendimento naquela casa de saúde.

Kairon do Povão disse que esteve recentemente em Brasília visitando os gabinetes dos parlamentares paraenses, onde conseguiu através de emendas mais de R$. 10.000,000,00 (Dez milhões de reais) para o município de Itupiranga.

Finalizando o seu pronunciamento, o vereador apresentou e defendeu o Projeto de Decreto Legislativo Nº 023/2023, que dispõe sobre a concessão de Titulo de Cidadão Itupiranguense, pela Câmara Municipal de Itupiranga ao Seminarista da Diocese de Marabá ao Senhor Rikelme dos Santos da Silva.

TONICO MARINHO

O vereador Tonico Marinho abriu o seu pronunciamento saudando os presentes na galeria em nome do senhor Luizinho e em nome do vereador Marcone Ferraço os pares da casa.

O Parlamentar parabenizou o Partido dos Trabalhadores pela aula de democracia dada no ultimo domingo durante a convenção partidária, quando na oportunidade elegeu o sindicalista Francisco Laranjeira para presidente do PT em Itupiranga.

Tonico Marinho apresentou e defendeu o requerimento Nº 144/2023, que requer do Poder Executivo Municipal a implantação de um Posto de identificação no Distrito de Cruzeiro do Sul. Apresentou e defendeu o Projeto de Decreto Legislativo Nº 022/2023, que concede ao senhor Antonio Moreira da Silva (Antonio da Limeira), Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itupiranga o titulo de Cidadão itupiranguense pelos relevantes serviços prestados ao município de Itupiranga.

Requerimento.

EDILSON SANTOS

O vereador Edilson Santos saudou todos os presentes em nome do grupo de PDT presente, Imprensa e vereadores.

O parlamentar lembrou-se do episódio ocorrido na Câmara na ultima terça-feira, quando não houve quórum quando e que um vereador usou os meios de comunicação para difamar alguns parlamentares, para Edilson Santos, isso é inadmissível e ele na condição de Presidente da Comissão de Ética não vai mais permitir que situações como a que aconteceu semana passada aconteça novamente.

Sobre a CPI da HIDROFORTE, Edilson Santos garantiu que na condição de presidente da Comissão, o grupo de trabalho irá entregar um relatório técnico punindo quem deve ser punido, para mostrar que a CPI não vai acabar em pizza.

MARCONE FERRAÇO

O vereador Marcone Ferraço abriu o seu tempo regimental na tribuna desejando um bom dia a todos, em nome da imprensa e da executiva do PDT de Itupiranga.

Sobre a denuncia feita pelo vereador Kairon do Povão referente ao descaso na escola da Vila Betânia, Marcone Ferraço disse que é preciso que o Secretário de Educação ande na Zona Rural para acompanhar de perto as situações das escolas.

Marcone Ferraço encerrou o seu breve pronunciamento convidando o ex-vereador Jordão Martins para receber o Titulo de Cidadão de Itupiranga apresentado por ele e outorgado pela Câmara de Vereadores de Itupiranga.

NEGÃO DA LEOLAR

Em nome do vereador Junior Belchior, em nome do novo Presidente do Partido dos Trabalhadores Francisco Laranjeira.

Negão da Leolar disse que solicitou ao prefeito Benjamin Tasca o processo licitatório para aquisição de urnas funerárias. Segundo Negão da Leolar, não é papel de empresários irem até a Câmara ou a imprensa defender processos licitatórios da Prefeitura, quem tem que fazer isso é o gestor municipal ou a pasta competente.

Sobre a HIDROFORTE, Negão da Leolar lembrou que foi ele o autor do pedido da CPI, que essa empresa continua prestando péssimos serviços para população e espera que o relatório final seja contundente na punição dos culpados.

O vereador Negão da Leolar denunciou a falta de gerador na Unidade de Saúde do Distrito de cajazeiras, ainda de acordo com o vereador, o Distrito ficou três dias sem energia elétrica, nesses três dias a população de Cajazeiras ficou sem atendimento por falta de um gerador na Unidade de Saúde que não atende só Cajazeiras, atende também toda a região.

PRESIDENTE ELTON DO GALPÃO

O presidente Elton do Galpão abriu o seu pronunciamento saudando os pares em nome do vereador Edilson Santos, saudou a Tribuna de Honra em nome do ex-vereador Jordão Martins, em nome dos funcionários saudou todos os presentes.

Elton do Galpão disse que não esperava que fosse chegar e chegar com força a tal da fake news em nosso município, para o presidente, é tanta mentira, especulação e fake news distorcendo fatos e denegrindo imagens de pessoas que às vezes assusta.

Elton do Galpão disse que é tanta fake news sobre a possível mudança na secretaria de educação, que a esposa do atual secretário que sofre de depressão, acabou piorando nos últimos dias.

O presidente afirmou que é hora de ter a sanabilidade, parar um pouco é refletir sobre essa situação.

Elton do Galpão aproveitou para parabenizar os organizadores da Cavalgada da Barraca do Meio, em nome do Val Lima, Nego do Wander, Elias, Jorge, Bita e Neilton, mostrando que o Complexo Hidroservice se uniu, tanta na Cavalgada da Hidroservice, quanto na Cavalgada da Barraca do Meio.

Elton do Galpão encerrou o seu pronunciamento pedindo que os secretários do prefeito continuem fazendo o seu papel, olhando pra frente, mas também olhando pra trás onde erram porque nosso povo merece mais atenção.

ASCOM/CMI

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade